Neste domingo, 19 de setembro, Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), Marinha do Brasil, através da Agência Fluvial de Eirunepé-AM, em parceria com a Prefeitura, IFAM e demais instituições públicas, promovem ações de de conscientização e de limpeza no município.

A ideia é dedicar um dia inteiro ao recolhimento e destinação correta do lixo em ruas, praças, praias, espaços públicos entre outros. O evento já chegou a reunir 20 milhões de participantes em 180 países em um único dia com o objetivo de tornar o nosso planeta mais limpo e sustentável.

O evento contou com a parceria de alunos e professores do IFAM/Campus Eirunepé, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, e teve como objetivo: contribuir para as ações de conscientização previstas no Plano Nacional de Combate ao Lixo, adequando-as às especificidades da região, com seus rios, lagos e igarapés. Foram empreendidas as ações de coleta de lixo em alguns pontos da cidade.

A ação nasceu em 2008 na Estônia e de lá pra cá vem replicando ações de responsabilidade socioambiental mundo a fora.