Neste sábado (18), a Secretaria de Saúde de Eirunepé preparou uma agenda especial para cuidar da saúde das crianças entre 1 ano e menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias): o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite.

A campanha nacional começou no último dia 6 e irá até o dia 31. A meta é imunizar pelo menos 95% das 80.028 crianças dentro da faixa etária, independentemente da situação vacinal – conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Até o meio-dia desta quinta-feira (16), a cobertura vacinal estava em cerca de 25% para as duas vacinas. É importante lembrar que os pais ou responsáveis devem levar no dia a caderneta de imunização das crianças. Só assim o profissional de saúde pode fazer a melhor avaliação do esquema necessário.

   

  •  SARAMPO: Doença infecciosa exantemática (manifestações na pele) aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.
  • POLIOMIELITE: 
    Doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989 e desde 1990, não são registrados casos da doença, que é grave e foi responsável por danos irreversíveis para milhares de crianças no mundo.

Leve agora mesmo a um dos nossos postos mais próximo e vacine seu filho(a).

FONTE: ASCOM – Assessoria de Comunicação.