A prefeitura de Eirunepé, através da Secretaria Municipal de Governo, recebeu as equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Agência Nacional de Águas (ANA), Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Defesa Civil do Amazonas. O intuito da vinda das referidas equipes é fazer levantamento dos níveis de referência para inundação e mapeamento com uso de drones para gerar mapas de altíssima resolução da cidade.

O mapa, elaborado a partir do uso de drone e GPS de altíssima precisão, conterá informações de relevo e das zonas de risco que são propícias a alagações. Em contrapartida e parceria a prefeitura de Eirunepé auxilia na questão da hospedagem, e logística em geral dos profissionais.