Chegaram na manhã desta segunda-feira, 27 de maio, os mais de 12,2 mil itens de ajuda humanitária enviadas pela Defesa Civil do Amazonas para atender as famílias afetadas pela cheia deste ano em Eirunepé. Vale lembrar que o Governo do Estado também se comprometeu em destinar R$ 200 mil para ações emergenciais no município.

A ajuda é fruto de um encontro do prefeito Raylan Barroso com o secretário-executivo da Defesa Civil, Francisco Máximo, em abril deste ano, quando o gestor foi em busca de recursos para atender as famílias alagadas. Mesmo antes da entrega do Governo, a prefeitura realizou a distribuição de cestas básicas para os afetados.

“Esses itens chegam em boa hora. As pessoas que enfrentam o problema de ter suas casas alagadas esperam por uma resposta rápida da nossa parte e por ter essa agilidade eu agradeço ao governo do Estado e Defesa Civil”, afirmou o prefeito Raylan Barroso.

O governo enviou itens de ajuda humanitária compostos por cestas básicas, kits de limpeza, higiene pessoal, dormitório, jogo de cama e travesseiros.

Salta-z – A Defesa Civil enviou também seis unidades da Solução Simplificada de Abastecimento de Água por Zeólita (Salta-z) para o município de Eirunepé, o que vai garantir água tratada de qualidade para as comunidades contempladas.

A solução foi desenvolvida por técnicos da Funasa e o seu principal objetivo é melhorar a qualidade da água local. A tecnologia faz uso de filtros e dosadores de construção e montagens artesanal de fácil operacionalização. O sistema apresenta resultados compatíveis com as exigências da portaria de potabilidade do Ministério da Saúde (MS) e garante o acesso de comunidades em estado de vulnerabilidade a uma água de qualidade.