O prefeito de Eirunepé, Raylan Barroso, esteve esta semana na sede da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) em uma visita técnica para formalizar pedido de estudo e apoio para ampliação, melhoria e implantação da rede de abastecimento de água e tratamento de esgoto para o município. A medida deve ser realizada com o apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Acompanhado pelos secretários de Governo e Políticas Públicas, Jeordane Oliveira, e de Obras e Serviços Públicos, Agleison Maciel de Aguiar, o prefeito afirmou que a rede atual é insuficiente e está comprometida para atender a cidade. Segundo ele, três bairros que não recebem água tratada ou com condições de consumo.

“Sabemos que o processo é longo, com custo elevado, mas necessário para a saúde da população. Queremos levar água tratada e saneamento para os eirunepeenses e estamos dando o primeiro passo, sem pensar em momento político, pois sabemos que se dermos continuidade teremos um resultado a médio prazo”, afirmou o prefeito.

A reunião teve a participação do diretor-técnico da Ciama, Nelson de Souza Azevedo Filho, dos engenheiros Alberto Magno e Cláudia Ávila. A partir de agora, o município deverá no próximo mês fornecer “raio x” da rede existente; reservatórios; deficiências da área urbana e rural; topografia da cidade.

A partir da entrega do relatório, a Ciama deverá iniciar estudo e elaboração de proposta viabilidade técnica e financeira com apoio da Funasa e Governo do Estado.