O projeto social Jogando Contra o Câncer, uma campanha nacional de alerta contra a doença, foi lançado nesta quinta-feira (22) na capital paulista. O prefeito de Eirunepé, Raylan Barroso, que superou a doença no ano de 2017, participou do evento a convite do presidente da “Master Craque”, Gil Santos, que encabeça a iniciativa.

“Eu fico muito feliz em ser convidado a participar de uma iniciativa como esta. Eu, assim como diversas outras pessoas que enfrentaram a doença, sei bem como é um momento difícil para cada um, mas eu sou um exemplo de que a cura é possível. Hoje estou bem. Queremos mostrar para as pessoas que há motivos para lutar sim e se cuidar, realizando os tratamentos e fazendo exames preventivos”, afirmou Raylan.

A iniciativa irá realizar um jogo de futebol com a participação de atletas famosos para alertar governantes e a opinião pública para a prevenção do câncer.

Ainda sem local definido, o jogo ocorrerá em dezembro, em São Paulo, com a presença dos ex-jogadores Biro-Biro, que se destacou no Corinthians, Tonhão (Palmeiras), Jamelli (São Paulo), Derval (Santos), Capitão (Portuguesa), Zenon (Corinthians), Damião (Palmeiras), Alexandre Alves (São Paulo), Ademir da Guia (Palmeiras), Alexandre Rosa (Palmeiras) e Dinei (Corinthians).

A iniciativa do projeto é do Hemomed Instituto de Oncologia e Hematologia, entidade sem fins lucrativos, e tem apoio da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia e União Nacional de Combate ao Câncer de Mama.

Segundo a campanha, atualmente, 60% dos pacientes chegam ao Sistema Único de Saúde (SUS) nos estágios três e quatro do câncer, com pouca possibilidade de cura e altos custos para os cofres públicos. No Brasil, o câncer é a segunda maior causa de morte, chegando a provocar aproximadamente 600 mil casos e 240 mil vítimas por ano.