Uma verdadeira operação de guerra está sendo feita no município de Eirunepé. Na manhã desta quinta-feira, 4 de março, o Prefeito Raylan Barroso, junto com vereadores, e representantes das secretarias municipais, estiveram nos bairros afetados pela enchente para entregar com recursos próprios da prefeitura, cestas básicas, gás de cozinha, kit de higiene e limpeza, somando ao todo mais de 20 toneladas em ajuda humanitária, sem falar das tábuas e vigas para as famílias que já estão com as casas inundadas.

Equipes da prefeitura estão “in loco” visitando e fazendo levantamento diário das famílias afetas, e hoje entregando esses insumos. Essa mega operação está sendo coordenada pelo gestor municipal, com o objetivo de amenizar a situação dramática que as famílias vem passando neste momento. Infelizmente essa ajuda ainda não é suficiente, pois a necessidade é maior com a subida rápida do rio e a previsão é que mais agua venha pela frente. Hoje a régua marcou 17,15 centímetros.

A UBS Fluvial já está servindo como base de apoio às famílias afetadas pela cheia, lá estão acontecendo vários tipos de atendimentos, consultas ambulatóriais, entrega de remédios e vacinação contra a covid-19.

“Nosso esforço tem sido permanente, estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos de ajuda, de socorro, pois já são mais 13 mil famílias afetadas, peço celeridade nas ações e doações do Governo do Estado, do Governo Federal e de quem puder nos ajudar, precisamos nos unir e tomar providencias rápidas para amparar famílias afetadas pela enchente. Os problemas são vários, surto de dengue, malária, covid-19 e fora o ataque de animais peçonhentos como cobra, arraia, poraquê e outros. Nosso objetivo maior é salvar vidas e proteger a saúde da população de Eirunepé, para isso precisamos com urgência de ajuda”, afirma o prefeito Raylan Barroso.