A prefeitura de Eirunepé, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta quinta-feira (18) a realização dos testes rápidos em massa para detectar casos do novo Coronavírus (Covid-19), no município.

A secretária de saúde do município, Letícia Vasconcelos, explicou que os testes estão sendo aplicados em quatro frentes de trabalho. No GM3 que está atendendo o bairro Fátima, Ginásio Gilberto Mestrinho que atende os bairros de Aparecida e São José, a UBS PAC que está atendendo moradores do Centro, Aparecida e Perpétuo Socorro e o Ginásio do “Caboquinho” que atende o bairro Santo Antônio e Perpétuo Socorro. Os horários são de 8h às 12h e das 13h às 17h.

As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, ACS, bioquímicos/biomédicos e técnicos de análises clínicas. E o público alvo é toda a população.

“O principal objetivo dessa testagem em massa alem da busca ativa dos casos positivos, é também para que a gente consiga identificar alguns casos com agilidade e evitar a propagação do vírus, lembrando que todos são orientados a seguir as recomendações sanitárias e também estamos distribuindo mascaras e álcool em gel”, ressalta a secretaria de saúde.

Os critérios de avaliação para coleta são, ser contato de um caso positivo, ter apresentado sintomas a mais de 11 dias e ter vindo de cidades com surto de SRAG.

O teste rápido é realizado por amostra de sangue e o resultado fica pronto em poucos minutos. Mas independente do diagnóstico, é necessário que os cuidados continuem após a testagem, com a devida higienização das mãos, distanciamento social e uso correto da máscara de proteção.