Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública

Principais Atribuições e Competências:

A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública tem como atribuição prestar assistência direta ao Prefeito, no desempenho de suas atribuições, garantir a normalidade do trânsito urbano, integrando os circuitos e sistemas de transportes coletivos à malha viária urbana de forma hierarquizada, servindo-se dos principais corredores viários do município, garantindo, desta forma, o direito de ir e vir dos cidadãos, considerando as necessidade mínimas de mobilização e bom funcionamento do sistema viário. Compete também exercer segurança preventiva dos prédios municipais, praças, jardins, teatros, museus, escolas, cemitérios, feiras livres, visando protegê-los contra danos e atos de dilapidação do patrimônio público, garantir a segurança preventiva da população em cooperação com outros órgãos de segurança pública, bem como orientar ao público e à segurança preventiva nos eventos e festividades ocorridos no Município, prestar assistência à população no caso de calamidade pública e exercer colaboração com os órgãos do poder público envolvidos nesta atividade, cooperar, no exercício de suas atribuições, com a Polícia Civil e Polícia Militar, formular e executar, no âmbito do município, de forma emergencial, preventiva ou estruturadora, planos, programas e ações de monitoramento e controle de risco populacional, estrutural ou ambiental e oferecer ações de garantia contra todo tipo de violência, possibilitando à sociedade em geral atuar em defesa e promoção dos seus direitos.

Coordenação:

1. a) Guarda Municipal
  2. b) Trânsito
  3. c) Aeroportuária

Secretário: Paulo Ricardo do Nascimento

Horário de Funcionamento: 8 as 14h.

Endereço: Estrada do Xidá, S/N – Bairro de Fátima

Contato:         seguranca@eirunepe.am.gov.br